sexta-feira, 29 de fevereiro de 2008

Outro centenário [o de Joaquim Paço d' Arcos]

Nota Pessoal
Um dia tive o privilégio de conhecer a família de Joaquim Paço d' Arcos durante uma homenagem ao escritor na Academia de Marinha.
Recomendo vivamente a obra deste escritor, sobretudo as suas "Memórias da minha vida e do meu tempo". Para além de ser um escritor teve e tem a virtude de ser um patriota, um português com elevado espírito de sacrifício e que sabia o que é o valor da Pátria.
Rui Moio

«NDICE (3ª. Volume de Memórias da Minha Vida e do Meu Tempo)

Introdução 15

I - Angola servida com amor - A acção do comandante da Silva 21

II - O Carlos Eugênio tocado pela doença - Eu próprio também - A ida para os Pirenéus - A nostalgia de África no meu primeiro romance 51

111 - A revolta da Madeira - Queda da moniarquia em Espanha - Cartas à noiva distante 69

IV - A Companhia Nacional de Navegação - A morte do Carlos Eugênio -A revolução de 26 de Agosto 83

V - Agonia da carreira de navegação para o Brasil - Ascensão do Dr. Oliveira Salazar à Presidência do Conselho 101

VI - Segunda aventura brasileira - A revolução paulista de 32-Encontro na Bahia com a sombra do Padre António Vieira 115

VII -O meu casamento-Viagem a Marrocos-Lutas internas na Companhia Nacional de Navegação e sua projecção na mínha obra literária-António Maria Pereira, meu editor-Publicação dos Amores e Viagens de Pedro Manuel 137

VIII - O poeta e a fera 161

IX-Tentativa de regresso a África-; O golpe do comandante Mendes Norton sobre o aviso Bartolameu Dias -A morte de meu pai 171

X-Ingresso no Ministério dos Negócios Estrangeiros-Salazar toma conta da pasta - Morte do meu irmão Pedro-A falência do Banco Porto Covo 189

XI-A minha :,singular apresentação ao Dr. Oliveira Salazar-Os meus colaboradores no Ministério dos Negócios Estrangeiros-A concessão do Prémio Ricardo Malheiros pela Academia das Ciências e a celeuma que provocou - O Dr. Salazar e a Academia das

Ciências 217

XII-Política lisboeta e govemação ultramarina.A comédia da Não Intervenção na Guerra de Espanha - Início da Guerra Mundial -A fundação do Círculo Eça de Queirós - A minha estreia teatral - Ansiedade, romance da vida portuguesa - Ana Paula e a baronesa de Hoyningen-Huene 265

XIII - Ida aos Estados Unidos - O Jefferson Hospital, em Filadélfia - O pequenito john e a história de «Evangeline» - Génese do livro Neve Sobre o Mar - Regresso a Nova: lorque - Calvário da minha doente - O hospital do Monte Sinal - 7 de Dezembro, Pearl Harbour - Viagem de volta a Portugal 295

Apêndice - Cartas que me foram devolvidas por cedência ou morte dos seus, destinatários - Cartas enviadas a jornais e a seu tempo publicadas - Outros textos - 1932-1942 327

Breves dados biográficos das principais individualidades políticas e militares brasileiras citadas nas duas crónicas do Rio de janeiro insertas no capítulo IV deste volume 383

índice onomástico 391»


via FASCISMO EM REDE de camisanegra em 29/02/08
Como já assinalámos, faria este ano cem anos o António Lopes Ribeiro, grande figura da cultura portuguesa do século XX.
E passa igualmente o centenário do nascimento de Joaquim Paço d'Arcos, no próximo mês de Junho.
Foi um dos escritores portugueses do século XX mais traduzidos no estrangeiro, tendo alcançado em vida grande notoriedade como ficcionista. O conjunto de obras que publicou sob o título genérico "Crónica da Vida Lisboeta" foi considerado por muitos críticos, quer portugueses, quer brasileiros, fundamental no âmbito da literatura portuguesa. Após a sua morte em 1979, foi praticamente esquecido.
Quem recordará a vida e a obra de Joaquim Paço d'Arcos?

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails