segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

Guiné 63/74 - P2549: Blogoterapia (42): 34 anos depois (Henrique Cerqueira)

via Luís Graça & Camaradas da Guiné by Luís Graça on 2/17/08

Henrique Cerqueira
Ex-Fur Mil
BCAÇ 4610/72/3.ª Companhia no Biambe
4.º Grupo de Combate da CCAÇ 13
1972/74


1. Em 29 de Janeiro de 2008, o Henrique Cerqueira mandou esta mensagem para o nosso Blogue

Camarada Luís:
Envio um pequeno trabalho... No entanto agradeço que verifiques bem se deve ser publicado ou não. A decisão que tomares eu estarei de acordo.

Aproveito para te desejar a ti e restantes camaradas que irão estar em Guileje, no Simpósio, muitas felicidades para o mesmo. Tenho imensa pena de não poder ir, mas há valores mais baixos que se levantam. Desculpa lá isto foi um trocadilho mal conseguido.

O que se passa, é que para mim é economicamente inviável fazer uma viajem dessas neste momento, mas penso a médio prazo ir à Guiné, mais propriamente a Bissorã, pois estive lá com a minha mulher e filho e pensamos voltar lá um dia. Nessa altura poderei vir a precisar dos vossos conhecimentos em termos de contactos.

Um abraço
Henrique Cerqueira

2. As Precisões e Imprecisões, 34 anos Depois

Olá camaradas tertulianos.

Cá estou eu, o Ex-Fur Mil Henrique Cerqueira, para escrever alguma coisa sobre o assunto em título.

Se calhar vou arranjar alguma polémica, espero que não. É que sou mesmo leitor assíduo do nosso Blogue e de outros idênticos e venho a ficar um pouco pasmado com tanta precisão em certas narrativas referentes às nossas vidas passadas na famigerada guerra da Guiné.

É espectacular a quantidade de conhecimentos que tenho adquirido nestes últimos tempos. Nunca soube tanto sobre a nossa guerra de estimação como sei hoje em dia e depois que me tornei membro desta maravilhosa tertúlia.

Atenção que na minha singela opinião acho que é mesmo bom que antigos camaradas tenham uma memória tão fresca que chegam a ponto de narrarem horas, dia, mês, etc.

Eu, das duas uma, ou estou mesmo xéxé ou então andei na Guiné só como carne para canhão RPG, Minas, e outros artefactos já que canhão pelo vistos só os nossos, os tais de 10,5 ou 10,6 e 14 cm, afinal que interessa, nenhum deles valia mais do que o seu valor em ferro, aço, chapa, eu sei lá.

O que sei, isso sim, era que a maioria da malta andava lá e não tinha nem uma ínfima parte da informação que hoje em dia vejo aqui descrita no nosso Blogue e, como tal, é mais que natural que passados todos estes anos, muitos de nós só somos precisos nos momentos que mais nos marcaram, daí eu pensar que é mesmo muito necessário que haja alguma condescendência nos juízos que fazemos em relação a certas narrativas.

Pelo menos para mim e desde que descobri este Blogue, o mais importante tem sido a oportunidade de expulsar alguns fantasmas e até ser um pouco mais realista em relação a essa época, pois que aqui estamos a falar com gente que bateu lá com os costados e não estamos a contar balelas, que às vezes até se compreendem.

Lembro, por exemplo, que alguma malta até ostenta com algum orgulho as marcas físicas conseguidas na guerra, a outros até lhes faz algum jeito em termos de reformas e sei lá mais algumas benesses após 25 de Abril, mas tudo bem, cada qual é como cada qual.

Agora eu pergunto. Quantos de nós não ficamos aliviados quando a bala ou estilhaço acertava no camarada do lado e não em nós???

E agora vocês perguntam, mas o que é que o cu tem a ver com as calças?
Tem e muito. É que tenho lido ultimamente uma simples palavra que é fugiu e reporto-me em especial ao que aconteceu em Guileje.

Eu não estava lá, mas íamos tendo algumas notícias, pelo jornal da caserna, claro está, pois que os nossos altíssimos superiores nada nos diziam ou explicavam, tanto nesse assunto como noutros, porque quer queiramos ou não reconhecer, os furriéis e até parte dos alferes, serviam simplesmente para fazer o trabalho desagradável junto dos soldados e pouco mais e, quando o trabalho era bem feito ou alguém se destacava por este ou aquele acto, os louros eram quase sempre para o Comando do Batalhão.

Já se sabe que haverá gente que está em total desacordo comigo, no entanto foi isto que senti na pele.

Por exemplo, sempre que participei em operações ou patrulhamentos, nunca assisti a uma reunião de planeamento das mesmas (se calhar também não as faziam por falta de conhecimentos).

É mais ao menos por isto que me baseio na falta que havia de funcionamento nos meios militares e, já agora, se calhar foi por isso que eu e outros nunca fomos incentivados a ter o tal espírito militar e de soldado que um ex-capitão meu me acusa num certo artigo de direito de resposta.

Voltando às supostas fugas. Eu penso que até para se fugir é preciso ter muita coragem e até muita responsabilidade. Como sabemos, o Sr. Comandante de Guileje bem sentiu as consequências e desgraçadamente está ainda a sentir. Eu penso que a palavra fugir, neste caso, devia ser banida, senão veja-se o exemplo que nos foi dado com a descolonização, que foi a fuga mais desastrosa de que há memória, com todas as implicações que ainda hoje sentimos.

Eu não tive a coragem suficiente para fugir à guerra, pois já nesse tempo e na Metrópole, a PIDE ao constatar que eu fazia parte de um grupo de amigos mais ao menos revolucionários, dos quais alguns fugiram para França, se encarregou através da Câmara Municipal do Porto, avisar que os Pais dos que fugissem seriam despejados das casas camarárias. Além disso eu era casado e já tinha um filho, como tal foi-me assim proporcionado ser um valente militar em defesa da Pátria.

Se a maioria de nós meter o dedinho na carola verá que andou a tentar tudo por tudo para não ir à Guerra do Ultramar, só que não conseguiu.

Camaradas, que estão em desacordo comigo, quero que saibam que respeito em pleno o vosso desacordo, não somos todos iguais (felizmente).

Não estou aqui armado em inteligente, só estou a expressar a minha opinião neste nosso famoso Blogue, já que na altura nós não tínhamos opinião, não é ?

Bom, eu acho mesmo que esta escrita já está longa demais, mas as imagens fervilham no meu cérebro e francamente é muito difícil expor tudo que se pensa por escrito até porque há as pontuações, as vírgulas e outras que tais, que na falta ou em excesso desvirtuam a ideia.

É por essas e por outras que tenho receio da escrita e da má interpretação que possa suscitar em mentes menos abertas a certos temas.

No entanto esse é mais um dos medos que tenho de enfrentar e como tal faço aqui o pedido do costume:
- Luís Graça, se achares que esta escrita não tem interesse ou é susceptível de criar excesso de polémica para os Bloguistas, não te inibas de o não transcrever. Aceito de pleno acordo que o blogue não deve ser local de desavenças, mas sim o sítio certo para expormos parte das nossas vidas passadas em comum, que foi na guerra.

Aproveito ainda para reafirmar uma vez mais que, apesar dos pesares, sinto-me orgulhoso de ter feito parte de todas as companhias em que cumpri com a minha obrigação e que não tenho absolutamente nenhum rancor ou recalcamento de qualquer camarada de armas tanto na Guiné como cá em Portugal.

Espero ainda que estes 34 anos vividos após o final dessas guerras estpidas nos tenham amadurecido o suficiente para podermos ensinar melhor os nossos filhos, mais agora, os nossos netos.

Ah, já me esquecia. Aprendi na época, com os Comandos e Rangers, a seguinte frase: Um Comando Nunca Foge, Recua é para Tomar Balanço.

Um grande abraço para toda a tertúlia e não sejam mauzinhos comigo depois de lerem este escrito.

Henrique Cerqueira
_________________

Notas dos editores:

(1) Vd. último post da série Blogoterapia de 17 de Fevereiro de 2008 > Guiné 63/74 - P2545: Blogoteria (41): Guileje, Gadamael, Mata do Cantanhez... e a memória das gentes (José Teixeira)

(2) Vd. último post de Henrique Cerqueira de 22 de Janeiro de 2008 > Guiné 63/74 - P2471: Glória às nossas enfermeiras pára-quedistas e aos malucos das máquinas voadoras (Henrique Cerqueira, Bissorã e Biambe, 1972/74)

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails