segunda-feira, 14 de junho de 2004

Electrificação do palácio real de Belém em 1904

Nas Memórias de Raul Brandão (Tomo I, Volume I) há uma passagem sobre a electrificação do palácio real de Belém. Afirma-se que foi o primeiro palácio real a ser electrificado e isso teria ocorrido em 1904.

Ao pequeno-almoço, ocorreu-me o seguinte pensamento: estamos em 2004, por conseguinte, a electrificação do primeiro palácio real ocorreu a apenas 100 anos. E que transformações ocorreram? perguntei-me. É impressionante, como em apenas 100 anos o mundo mudou tanto e dirigindo-me à Lena transmiti-lhe o pensamento que tivera, acrescentando:

- já estamos no exílio há 30 anos e o país já estava totalmente electrificado. Em Angola, vivi os últimos 10 anos em Luanda e antes vivera em Sá-da-bandeira, cidades completamente electrificadas. Desde os 11 anos, que tenho vivido sempre em terras electrificadas, ou seja, desde há quarenta e poucos anos.
Em Sá-da-bandeira, em 1904, apenas existiam algumas casas de pau-a-pique e, em 1961, já toda a cidade estava electrificada e, certamente, há muitos anos. Como tudo mudou tanto em tão pouco tempo e perguntei à Lena: como será o mundo daqui a 100 anos, em 2 104? E a resposta foi um longo silêncio interrompido com a pergunta:

- o senhor da drogaria terá de trazer o tubo com o plástico e medi-lo e eu não o vou comprar?

Rui Moio

Sem comentários:

Related Posts with Thumbnails